O Que É, E Como Funciona Um Podcast

Sei que isso é algo novo para muita gente, e como vou usar o método de podcast para minhas publicações, nada mais justo do que explicar o que é e como funciona.

De maneira bem “porca”, o podcast é um programa de áudio ou vídeo que pode ser acessado a qualquer hora.

É como se você pudesse escolher a hora de ver o seu jornal favorito, do aparelho que quiser, bastando apenas pode acessar a internet.

Vou explicar, como se faz um podcast, de maneira basica, e você vai entender.

1º Pessoa(s) resolvem fazer um programa periódico sobre um tema esportivo. De maneira amadora ou profissional, é produzido um programa, TV ou rádio, que é transformado em um arquivo de áudio ou vídeo.

2º Esse grupo precisa de um lugar para colocar esse arquivo. Então se contrata um servidor, um local onde se coloca um site como este. O arquivo é mandado para o servidor.

3º É usado um protocolo, chamado FEED ou RSS, para distribuir o arquivo. Esse protocolo já é usado a muito tempo por sites de noticia e blogs, que querem que seus leitores fiquem sabendo quando algo novo é publicado. Basicamente, quando uma noticia está pronta, ela é publicada, isso, acrescenta uma informação no arquivo do FEED ou RSS, que quando lido por um programa especifico, que faz essa tarefa periodicamente, mostra para este aplicativo que existe uma publicação nova. Ai o aplicativo pode ou não avisar a pessoa que o utiliza que a algo novo. O podcast, é idêntico, só que junto com o texto, vai a informação desse arquivo de áudio ou vídeo.

4º Geralmente que busca por podcasts tem duas formas de escutar. A primeira, é baixar no computador, tablet ou smartphone para escutar quando quiser, só usando a internet para baixar o arquivo. A segunda é por streaming, que a pessoa vai baixando o arquivo conforme vai escutando, sendo obrigatória uma conexão com a internet. Geralmente os aplicativos de podcast, guardam os episódios, que é cada arquivo dentre deles mesmos.

5º O FEED/RSS permite que o interessado possa ter acesso de maneira rápida a todos os podcasts já publicados, sem ter que ir até a página do podcast para isso.

6º Você se diverte, já que existe uma variedade imensa de gêneros e assuntos que são abordados em podcasts, ficando muito difícil de não encontrar nada que te agrade.

Então o podcast, não é o nome que se da apenas ao tipo de programa de áudio ou vídeo, mas sim a todo esse processo. Por isso, o que farei com Mahou Tias também se encaixa em podcast.

Commentários do Facebook

Comentários