Curiosidade: Como Um Deficiente Visual Formata o Computador?

Muita gente tem muita curiosidade sobre como os deficientes visuais fazem para viver. Eu consigo compreender isso, pois pode se dizer que a visão é um sentido que você simplesmente usa.

Sendo assim hoje vou explicar como formatamos nossas maquinas. Issonão é um tutorial, só explico como fazemos, não ensino a fazer.

pc e mac lado a lado

Mac OS X (Apple)

Os equipamentos da Apple proporcionam bastante acessibilidade, inclusive na hora de reinstalar os sistema.

A “bios”, ou firmware do Mac, onde podemos formatar o disto para instalar uma nova verção do sistema do zero, é totalmente acessível, com as telas Comand + F5, ativamos o VoiceOver.

O VoiceOver é o sistema de leitura de tela oferecido pela Apple. Este recurso esta presente no iOS, no OS X, no TV OS e no Watch OS.

Com esse recurso e seus comandos, é possível apagar o disco, e re instalar o sistema através da internet ou de um pendrive.

Se quiser saber mais sobre como usar os dispositivos Apple com acessibilidade, acesse o DicasApple.com.

Windows

O Windows exige um pouco mais de trabalho. Costuma-se pegar o Windows PE, que é uma versão reduzida do sistema da Microsoft, que pode rodar de um pendrive ou CD/DVD.

Dentro dele colocasse o NVDA, um leitor de telas de código aberto, e bem popular, além de uma instalação automatizada do Windows que se deseja instalar.

Esta instalação automatizada pode ser criada com varios programas disponíveis na internet.

A instalação que se roda dentro do Windows PE, é a mesma que se roda dentro do seu Windows tradicional, podendo se executar os passos para formatar o disco, e afins antes de a instalação ficar inacessível.

Quando a instalação estiver inacessível, ela vai estar automatizada, e tudo será feito sozinho.

Para saber mais sobre o NVDA, clique aqui.

Linux Ubuntu

No caso do Ubuntu, quando você faz o download do sistema, e cria o  pendrive ou CD/DVD, você pode ativar o Orca durante o processo de instalação.

O Orca é o leitor de tela integrado ao Ubuntu. Então com ele fazer o a instalação, é bem fácil, e não requer gambiarras.

Neste ponto Apple e Ubuntu tem muita semelhanças.

Baixe o Ubuntu aqui.

Mesmo o Windows não tendo seu próprio sistema de instalação acessível, ele já tem, na versão 10, algo em comum com o OS X e o Ubuntu, um leitor de tela integrado, o Narrador, para ser usado assim que o sistema é instalado.

Commentários do Facebook

Comentários