Home - O Exame Oftalmológico Mais Chato Que Fiz – Ultrassom Biomicroscopca

Compartilhe:

Categoria

O Exame Oftalmológico Mais Chato Que Fiz – Ultrassom Biomicroscopca

12/07/2024
Por Danilo Sanches Ferrari

Desde que o oftalmologista que cuidou de mim desde que eu era pequeno faleceu, venho procurando um outro profissional para levar o meu acompanhamento a frente.

Encontrei, por indicação de um oftalmo, uma médica especialista em glaucoma infantil, que é meio que o meu caso, já que nasci com glaucoma ao invés de desenvolvê-lo durante a vida.

O fato de minhas córneas serem opacas, prejudica qualquer diagnostico. Sendo assim, foram solicitados alguns exames: um ultrassom tradicional, uma paquimetria, que serve para medir a espessura da córnea, e uma ultrassom viomicroscopca, que é focada em avaliar a parte frontal do olho por debaixo da córnea. O único exame que faria isso no meu caso.

Destes três exames, a ultrassom tradicional foi o menos chato.

A paquimetria, consiste em encostar um aparelho de ponta fina, em pontos específicos da corna, para fazer a medição. No meu caso, foi muito difícil realizar o exame, a técnica com muito custo e regulagem do aparelho, conseguiu obter duas medições. O número é 900, apesar de não saber 900 o que, se é milímetro, nanômetro, só sei que é 900.

Até tentaram fazer um pentacam, que é um exame mais detalhado da córnea, mas ele não conseguiu fazer nenhuma medição. Então, tivemos que ficar com isso.

Bom, agora vem o exame mais chato que me lembro de ter feito no olho, a ultrassom biomicroscopca.

Basicamente é colocada uma peça plástica em sou olho para mantê-lo aberto, encare essa peça com uma bola cortada ao meio, porém as duas metades colocas uma na outra pela traseira.

Na parte inferior fica seu olho raspando no plástico, e na parte superior a médica enche de soro fisiológico e introduz uma câmera especial.

Seu olho não tem contato com a câmera, mas para uma córnea sensível como a minha, ter que ficar movendo o olho de um lado para o outro, enquanto ele rapava no plástico, foi agoniante.

Sai do exame com o olho completamente irritado, a luz estava incomodando e tive até problemas para dormir.

Fiz os exames na quarta. No dia seguinte meu olho ainda estava bastante sensível. Senti que apenas no domingo meu olho estava mais próximo de sua normalidade.

Não estou arrependido de fazer os exames, preciso de informações concretas sobre meu olho, afinal, quem as tinha morreu e as levou para o tumulo. Espero de verdade que esse exame tenha valido a pena, que coisas boas passam vir dele.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©TrêsQuartosCego 2024. Todos os direitos reservados
crossmenu